Este não é o ano da Transformação Digital

Este processo que transforma tudo o que conhecemos já começa desde à muito, e apesar de ter tido o seu boom em 2018, com todo o mediatismo que sofreu, a verdade é que sempre caminhámos a passos largos para esta transformação. E o trabalho desenvolvido pela Brasfone, em paralelo à Vodafone, em promoção do crescimento da economia digital, veio apresentar uma série recursos para avaliação da maturidade digital das empresas.
 
Se é verdade que a digitalização dos negócios impacta diretamente na inovação, emprego e competitividade do País, também é verdade que por vezes, acompanhar todo este pedido de resposta constante, parece cansativo demais.
 

O que é isto da “transformação digital” afinal e porque é que é importante para o meu negócio?

Exatamente como o nome indica, é a transformação que a nível tecnológico – digital, que estamos a tentar acompanhar (e não sofrer) neste momento. Ou seja, o barco “já partiu” e não há como não ceder ao uso de ferramentas online para acompanhar as necessidades do consumidor e desafios da concorrência.
 
Na perspectiva do consumidor, o modelo de venda mudou. Se cerca de 35% dos portugueses compram online, cerca de 80% pesquisam online antes de adquirir qualquer objecto, serviço, bem.
E até pode ser que no seu caso não tenha nada físico para vender online, mas terá de vender o seu próprio negócio se pretender que o cliente entre no seu estabelecimento ou simplesmente para que o seu negócio “exista de verdade”.
Por mais desafiador que seja, e nada promissor ao primeiro olhar, estar online atrairá mais clientes, e até outros clientes que nunca passariam pela porta do seu negócio a caminho de casa. Na realidade hoje em dia o seu negócio pode até não precisar de uma loja ou escritório físico para existir, pode simplesmente ter uma presença online e ter muito mais potencial de chegar a muitos mais clientes e com um custo muito, mas muito inferior. 
Por outro lado, crescer é quase inato se pretende acompanhar a concorrência. Investir em formas de inovar, mas também em formas de arrumar a casa.
 
Temos o exemplo da UBER que veio entrar num mercado que já existia há centenas de anos e sem investimento em frota tem hoje em dia a maior frota e condutores ao seu dispor, apenas com uma aplicação online. Isto é uma verdadeira transformação digital de um negócio / sector.
 
Mais de 80% das empresas têm as suas principais tarefas centralizadas numa só pessoa.
E se houvesse uma ferramenta que lhe permitisse percepcionar de que forma uma empresa está distribuída, e quem faz o quê, e quem falha no quê, e por aí fora?
Agarrar no negócio verdadeiramente sem ter de ir lá pessoalmente resolver o facto de que o fornecedor não adjudicou a encomenda y? E se fosse possível adaptar essa mesma ferramenta ao seu negócio? 
Está a acontecer no seu telemóvel, reunido numa app; no computador, pelos seus emails. Através de um interface autónomo de redes sociais. No telefone fixo, numa central virtual. Na pasta de documentos que tem na cloud. Na politica de RGPD da sua empresa.
Parece uma visão do futuro não é? Não é! Está a acontecer JÁ!
 

A ferramenta de Indice Digital da Vodafone, é uma ferramenta intuitiva e gratuita, que lhe permite perceber qual o nível tecnológico da sua empresa, sem precisar recorrer a um consultor para o fazer.

Então partilhe connosco: qual é o maior desafio que a sua empresa tem na digitalização?
Já imaginou alguma forma de automatizar o seu negócio ou fluxos de processos de trabalho?
 
E agora que percebeu melhor o que é a transformação digital, nos próximos posts vamos falar um pouco quais os maiores desafios por área de actuação e que ferramentas estão disponíveis para os ultrapassar.
 
Fique atento.

Leave a Comment





×

Bom dia!

Clique numas das opções do WhatsApp ou envie-nos um email para suporte@brasfone.pt

× Contate o escritório empresarial