6 Ferramentas para a Transformação Digital no Comércio a Retalho

Se é verdade que 80% dos consumidores pesquisam na Internet antes de comprar, 50% deles compram online e dos restantes a presença digital é um cartão de visita para a loja física.

Assim, na área de comércio de retalho tornou-se uma urgência ter ferramentas de trabalho digitais como um site, emails e SMS para comunicar para fora, mas também ferramentas que permitam a gestão interna do conteúdo acima, bem como fluxos de trabalho e gestão de tarefas administrativas.

gestão de tarefas no comercio a retalho

6 Ferramentas para a Transformação Digital no Comércio a Retalho

1 – Conseguir meios de estar online através de um SITE.

Um site é nada mais que uma loja virtual. Se o seu cliente passar pela porta da sua empresa, na rua, e ela estiver fechada, o cliente não vai entrar. Aqui é igual. Precisa de ter uma “loja” aberta, com uma montra apelativa, com alguns produtos ou informações. Pode contratar esse serviço a terceiros mas deve ter sempre em pensamento aquilo que quer atingir com essa ferramenta. A ideia a ter sobre a imagem que deseja passar da sua empresa e quem deseja alcançar, é uma tarefa sua, pois ninguém melhor que você próprio para descrever o seu negócio, para que o designer o transponha.

2 – Solução de ALOJAMENTO e DOMÍNIO para o seu site.

O domínio é o nome do seu negócio na Internet e o alojamento é a área espacial do seu negócio. Deve implementar uma rede de protecção dessa infraestrutura com um Secure firewall (assim como tem proteção contra incêndio na sua loja), para proteger os dados do seu negócio e dos seus clientes de vírus e malwares.

3 – Implementar uma politica de PROTECÇÃO DE DADOS ou RGPD (não se pode esquecer que é obrigatório)

4 – Complementar a digitalização da sua empresa com uma ferramenta de EMAIL PROFISSIONAL.

É tão essencial como básica, nos dias de hoje, mas que o posiciona fortemente online, como uma empresa séria e de confiança. Assim o seu email deve ter a designação da sua empresa, como por exemplo, brasfone@brasfone.pt, e não brasfone@gmail.com ou brasfone@sapo.pt, que não qualificam a seriedade o remetente.

Em termos de email e soluções de SMS, a necessidade aqui é comunicar com o cliente, não só como se faz diariamente, mas de forma segmentada. Estima-se que aumente 38% em vendas numa solução de email marketing ou campanhas SMS direccionadas.

5 – Utilizar ferramentas de SMS permitem o envio massivo de SMS para vários destinatários a partir do computador.

Se a base de dados dos seus clientes é grande e existe vantagem nesta solução para si, é uma das opções a considerar. Mais que spam móvel, usada da maneira certa, esta é uma ferramenta de fidelização de cliente. Vejamos a mensagem que recebe semanalmente com as promoções do supermercado: conte (de cabeça) quantas mensagens recebeu x as vezes que se deslocou ao mesmo para aproveitar tal promoção.

Para além da SMS poder ser usada como uma ferramenta de Marketing pode também ser usada como um meio de diferenciação e de melhor qualidade de serviço ao seu cliente, por exemplo, pode relembrar os seus clientes de marcações e reservas, passando uma melhor experiência e evitando desistências.

6 – OFFICE 365

E por fim, mas não menos importante que aumentar a sua receita: reduzir o tempo, em pelo menos 20%, sobre as tarefas administrativas no geral, e 50% das tarefas que estão sobre si em vez de serem devidamente distribuídas. Poderia: automatizar gestão de reservas, controlar stock, aceder à facturação, dar suporte técnico, criar relatórios, fazer controlo de ponto, gerir turnos e escalas, fazer implementação de procedimentos, ter pontos de situação em tempo real – e aqui parece óbvio o aconselhamento da ferramenta, porque também a usamos e é de eleição: Office 365.

Bem mais que os items que já conhecemos, este utilitário permite fazer tudo o descrito em cima, sem que 80% dos utilizadores usufruam destas funcionalidades. Será assunto só para um post inteiro.

Atualmente as empresas mais competitivas são aquelas que têm maior percentagem de automatismo de tarefas no seu negócio.

Outro ponto interessante é que estas são mudanças boas, ao contrário daquilo que pensamos, os seus colaboradores vão ficar entusiasmados com soluções que permitem optimizar o seu trabalho e dar mais e melhor qualidade de trabalho no seu dia-a-dia.

Com estas directrizes, fornecemos ao sector do comércio de retalho, a informação base para que possa aprofundar a área digital do seu negócio.

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