SMS marketing

O envio de SMS massivos é um dos meios de comunicação unilateral das empresas / marcas.

É uma maneira rápida e eficaz de interagir com clientes uma vez que o telefone é o recurso que mais usamos, e cerca de 95% das pessoas lê as mensagens que recebe até 5 minutos após a recepção da mesma. É uma forma mais pessoal de fazer chegar informação e a mesma perdura para futura lembrança. 

Este é um meio, que já nos habitua e molda certos comportamentos quando aplicado a determinada área de negócio. E hoje em dia, já dentro dos moldes do RGPD, nem nos apercebemos bem que estamos a receber publicidade pois é possivelmente um assunto do nosso interesse.

Existem várias categorias de SMS Marketing, que podem se aplicar à acção desenvolvida pelo remetente.

  • Ora, quem nunca recebeu um SMS como uma simples acção de charme?

É normal receber uma SMS do Operador telefónico, à entrada ou saída do país, com votos de boa viagem. Receber um “Feliz Natal” do Ginásio ou da loja de Cosméticos. Todos estes são “acções de charme” que têm a finalidade de deixar uma memória futura para aquele espaço / serviço.

  • Também é comum a utilização deste tipo de marketing como forma de fidelização. Os supermercados enviam semanalmente as promoções que têm. Os saldos da Ikea “caem” mensalmente. O BlackFriday, que já se instalou em Portugal, é anunciado frequentemente por SMS.

Estas SMS ditas de fidelização delimitam um prazo sobre aquele acontecimento, e o comprador ganha sentido de urgência em aceder a ele.

  • Outro uso normal das SMS’s massivas são como forma de lembrete. Para consultórios ou clínicas, que relembram marcação de uma consulta – evitam que o cliente se esqueça da mesma, mantendo a marcação e consequentemente a receita. E o cliente agradece, pois seria uma grande maçada voltar a remarcar aquela hora de dentista que se esqueceu de marcar na agenda.

Mas não só na saúde se aplica esta arma: os centros de revisão automóvel, serviços de encomendas, os próprios CTT, beneficiam deste serviço “lembrete”, pois a eficácia do serviço, além de agradar muito o cliente, garante que se efectuem mais serviços. Então, toda a área de negócio “Serviços” beneficiariam de uma solução de SMS Marketing.

  • A Protecção Civil utiliza as SMS’s para prestar um serviço de informação à comunidade, e qualquer serviço público ou empresa estatal pode engajar nesta ideia que é tão valorizada hoje em dia, que é o acesso à informação. “Afinal de contas, quanto tempo vou estar em casa sem electricidade e qual o motivo deste corte de luz na minha rua?”

Se é interessante para quem recebe, é um recurso a ser usado a favor. 

Como recurso, tem uma utilização muito fácil e intuitiva.

A sms é personalizada online, sem necessidade de instalação de softwares e em ambiente de desktop, que permite 612 caracteres, em vez dos tradicionais 160 permitidos pelo telemóvel. Pode enviar SMS nacionais e internacionais, apenas com texto ou links curtos para landing pages, de forma a medir os  resultados das suas campanhas. 

Os seus contactos são importados em massa e pode organizá-los criando grupos de envio com o remetente ou remetentes personalizado/s, para vários fins. Apesar do envio massivo pela parte do remetente, todo conteúdo é personalizado para o destinatário que o lê. 

Existe a possibilidade de calendarizar os envios e configurar respostas automáticas, para que tenha um maior controle atempado e para que nada fique ao acaso. 

Atualmente já é possível integrar esta solução de SMS massivo ao seu software de faturação, CRM ou ERP, permitindo assim automatizar processos de informação ou confirmação de agendamento junto dos seus clientes. 

Com a subscrição destes pacotes de SMS massivos, devido ao seu volume, o valor por SMS acaba por ser simbólico comparativamente ao valor normal da mesma. 

Em resumo, o SMS Marketing é um serviço ainda sub-utilizado, mas que é largo em vantagens e com ilimitadas possibilidades de utilização num meio que faz tanta diferença a um negócio. E é sem dúvida um dos meios de publicidade mais económicos nunca esquecendo que o Marketing que faz da sua empresa é a imagem desta que passa para os seus clientes.

Deixe um comentário