Alojamento, domínio, email.. E agora?

“Comecei um negócio porque não me faltava gosto na área. Registei a empresa e abri portas, mas apesar do meu trabalho ser bom, precisava mostrá-lo e não sabia como atrair clientes”

O maior desafio social que temos hoje em dia é a gestão de tempo.

E quando fazemos seja o que for, cabe-nos manter a noção que somos parte de uma comunidade. Não deixamos de ser peões de passadeira porque nos tornamos condutores, não deixamos de ser consumidores porque nos tornamos empresários. Então nós mesmos gostaríamos de ir a uma loja idêntica a essa descrita, que tem os produtos incríveis que este lojista pode ter.

Mas a realidade diária limita-nos o tempo de deslocações em conhecimento de produtos novos. E a exposição que um produto pode ter numa avenida, é diferente da exposição do mesmo numa rua atrás dessa, e ainda se torna muito menos diferenciado numa rua ainda atrás dessa segunda.

Não querendo isto dizer que não é possível atrair clientes fora do mundo digital, mas dado que vivemos cada vez mais digitalizados, esta premissa torna-se cada vez mais difícil. E se a loja for a tal da 3ª rua, essa dificuldade traduz-se num grande investimento de meios de comunicação para levar pessoas até ela.

Falamos de flyers, outdoors, muppies, placas….mas, pergunte-se a si próprio, como tem por hábito tratar os flyers que recebe?

O nosso “eu” consumidor, às vezes  (mesmo sem se aperceber), passeia os olhos pelas redes sociais, pelos motores de busca, pelo email. Primeiro, descobre que o produto existe naquele anúncio que apareceu. Depois clica para encontrá-lo na sua loja virtual. E quando quer aceder outra vez já vai pesquisar ou aceder diretamente.

“Então preciso de estar online? Como é isso em termos práticos?”

O ambiente online é mais abrangente. É tão abrangente que pode ser contraproducente.

O domínio é o nome do seu site e o seu endereço ao mesmo tempo. então preferencialmente escolha um domínio igual ao nome do seu negócio e de simples acesso.

Quando acedem ao domínio, o servidor vai mostrar o conteúdo que tem no seu alojamento. Site, loja online, blog? A resposta é tudo. Tudo o que lhe for possível e imaginário colocar de forma gratuita todo conteúdo que tem sobre o seu negócio. Parece confuso? Bem, é mesmo confuso por vezes. Ainda mais porque a seguir a todas as dicas tipo de “como criar o seu site..”, acrescentam a frase “seja coerente e simples”.

Em vez de simples, pode manter coerente e ter uma loja xxl mas muito bem organizada. quando mais conteúdo relevante tiver no seu site (que está no seu alojamento) mais vezes será mostrado a quem buscar por produtos / serviços como o seu.

Mas não desespere já, um passo de cada vez. 

Não precisa no entanto de ter um alojamento para ativar o serviço de email. Apenas com o domínio pode subscrever o serviço de email personalizado (com o nome do seu domínio).

“Ok, tenho um dominio, email personalizado e um site próprio no meu alojamento. E agora?”

Comunique. Comunique antes de mais consigo próprio.

O seu domínio fica no ouvido?

Já tem uma assinatura de email que preste informações básicas sobre como chegar a si?

Compraria na sua loja? É bonita e organizada? Consegue encontrar o que procura facilmente? Há algum serviço que preste que ainda não tenha mencionado?

Apresente estes pontos a um amigo.

Apresente a um público através de um anúncio e siga os resultados.. Faça parte da comunidade que pretende buscar. Tenha consciência de que apesar de não ser uma rede social, os conteúdos web deixaram de ser estáticos. Actualize sempre o seu conteúdo.

Apresente os novos conteúdos ao público através do seu email. Pense de que forma pode colocar estas ferramentas web a trabalhar a seu favor.

Seja criativo e principalmente seja sempre o seu próprio cliente.

E então? Gosta daquilo que vê? 

Saiba mais sobre transformação digital no comércio aqui.

Deixe um comentário