A implementação da rede 5G

A chegada da rede de quinta geração tem sido um dos temas da atualidade, na medida em que de forma progressiva, já se começa a proceder a implementação do 5G na Europa e nas principais cidades dos Estados Unidos.

Apesar desta tecnologia implicar um investimento em infraestruturas, trará mudanças ao nosso dia a dia.

Mas que mudanças? 

No atual mercado das telecomunicações, já se sabe que convivem as redes 3G e 4G, apesar desta última não estar em todo o território ainda, já que por vezes, a falta de infraestruturas assim o justificam. Então o processo para a implementação da rede 5G, supõe apesar de tudo o apuramento destas primeiras. 

Segundo as previsões, 2022 será o ano em que a rede 5G estará implementada quase na sua totalidade, ainda que, já se esteja a fazer testes para analisar a sua viabilidade, recursos que necessita, e as vantagens para nós que vamos usufruir dela.   

É claro que apesar de cada vez existirem mais melhorias nas tecnologias, não significa que vá ocorrer o desaparecimento imediato das restantes redes, uma vez que servem propósitos diferentes. Enquanto o 3g e 4g servem propósitos sociais diretos, como chamadas e conexões de máquinas pessoais à rede, o 5g vem servir a ligação das máquinas autónomas. O IOT, internet das coisas, vem simplificar o modo de vida e facilitar uma série de tarefas numa cidade inteligente, descubra mais neste artigo aqui. 

De volta ao principal tema deste artigo, quais são as principais vantagens da rede 5G?  

  • Sinal mais estável e velocidade instantânea. 
  • Maior velocidade de navegação 
  • Menos consumo energético. 
  • Abre-se a possibilidade do desenvolvimento de outras aplicabilidades, pelos pontos acima, em objetos inteligentes
  • Maior e melhor controlo remoto de dispositivos ligados à rede. 

É obvio que para acompanhar esta novidade, os fabricantes de equipamentos estão a desenvolver todo um leque de equipamentos móveis, inclusive telemóveis que poderão vir a tirar partido não só em funcionalidade como em autonomia. 

Porém a usabilidade da rede tem vindo a dar provas noutras áreas e a adquirir uma importância sem igual, sendo exemplo a forma pioneira como a medicina tem utilizado este meio, exatamente por ser comprovadamente estável. 

Em suma, o 5G é um facilitador de recursos humanos em todas as áreas. Conseguirá recorrer ao nosso imaginário futurista, para trazer ao presente tanto a realidade virtual como a aumentada, a Internet das coisas às cidades e outras tecnologias que possam vir a beneficiar desta. Estes recursos passam a fazer parte dos serviços disponíveis no quotidiano, e que virão integrar o dia a dia de todos.

fonte: Selectra

Deixe um comentário





×

Bom dia!

Clique numas das opções do WhatsApp ou envie-nos um email para suporte@brasfone.pt

×