Comunicar durante o COVID-19

COVID-19, como será a seguir? É uma pergunta que não conseguimos responder atualmente. Neste artigo não irei falar do vírus em si nem de quais são as minhas opiniões de como o deveremos combater, mas somente falar em termos tecnológicos, de como é que poderemos continuar a socializar e a trabalhar remotamente.  

Desde o início deste blog que focamos a nossa comunicação para o digital e a digitalização das empresas. Da minha autoria poderá recordar o post de com “Ganhar tempo com uma gestão comunicativa” ou “Office 365, a arma secreta da Microsoft”. 

Há já algum tempo que tento ter as reuniões com clientes via chats / online mas nunca era possível. Várias vezes escutava dizer que preferiam realizar a negociação presencialmente, era muito complicado utilizar chats online ou não tinham tempo para essas coisas. Havia uma barreira psicológica nas pessoas em utilizarem a tecnologia para o seu negócio e principalmente para comunicarem. Bastou uma ameaça invisível e de um dia para o outro todos os bloqueios para com a comunicação digital foram ultrapassados.  

Nos últimos dias tenho estado a ensinar como utilizar e funcionar com algumas aplicações de modo às pessoas não estarem tão isoladas. Irei neste post enunciar algumas delas, que sejam fáceis de comunicar e de trabalhar.  

Se for para conviver com amigos e família aconselho algumas que penso que toda a gente tem, são elas:  

  • Skype: Sim o velhinho Skype, muitas vezes utilizado pelos empresários e comunicação social agora está renovado e mais criado para o mercado de consumo. Pois a Microsoft a nível empresarial cancelou o Skype for Business e incluiu-o no Microsoft Teams. Nesta aplicação basta ter um email Microsoft (Outlook ou Hotmail) e poderá comunicar. Vantagem da aplicação é que consegue estar em reunião com mais do que uma pessoa em simultâneo, poderá partilhar o ecrã e poderá utilizar o chat em simultâneo com a partilha de documentos. Poderá utilizar através de aplicação ou no browser com o link: web.skype.pt 

  • Facebook/Messenger: Esta é capaz de ser a aplicação que mais utilizadores tem logo será a mais conhecida por todos nós. Para a utilizar apenas terá de ter uma conta de facebook criada.   

  • Whatsapp: Surgiu como uma aplicação de troca de mensagens, mas já dá para fazer muito mais. Atualmente consegue realizar vídeo-chamadas através da aplicação, se pretender ter uma vídeo-chamada com mais do que uma pessoa, terá só de criar um grupo ou realizar uma chamada com uma pessoa e durante a chamada ir ao canto superior direito e adicionar outra pessoa à conversação. Para utilizar esta aplicação apenas basta ter um número de telemóvel.   Poderá utilizar através de aplicação ou no browser com o link: https://web.whatsapp.com/

  • Hangout: basta ter um email da Google e terá acesso a esta ferramenta, muitos dos utilizadores de telemóveis têm sistema Android, logo têm conta gmail e a aplicação instalada no telemóvel. Para poder contactar com outras pessoas apenas necessita dos emails delas. Com esta aplicação poderá realizar chat, vídeo-chamada, partilha de ecrã, etc.  

  • Duo: Esta é uma aplicação da Google para vídeo-chamada, sim neste caso é só mesmo para isso. Qualquer telefone Andoid já a tem instalada. Ao passo que as outras apps utilizam o email esta apenas necessita do seu número de telemóvel e o número de telemóvel de quem quer contactar.  
  • FaceTime: Esta é a aplicação da Apple para vídeo-chamada, qualquer sistema IOS tem esta aplicação. 

Já no sector empresarial temos muitas mais soluções para além das mencionadas anteriormente. Irei dar um breve destaque a 3:  

  • Office 365: Já falei nele noutro post, mas com esta poderosa ferramenta terá cerca de 20 aplicações de produtividade, gestão e comunicação. A Microsoft criou esta ferramenta para ajudar as empresas a poderem ter acesso à informação de forma rápida e eficaz, principalmente não terem de estar todos no mesmo escritório; 
  • Google G Suite: É a aplicação da Google para empresas, aqui terá acesso a uma drive, email profissional, hangout profissional e Google docs; 
  • Veedeeo: Esta é uma aplicação especial para vídeo-conferencias apenas. Com salas especificas de mais utilizadores, possibilidade de poder realizar conferencias, apresentações, aulas, etc. Também dá para partilhar o ecrã.  

Espero ter ajudado a ficar mais próximo apesar do isolamento social que se vive no momento. Poderá sempre pedir-nos ajuda para saber mais acerca das melhores opções para a sua empresa.  

Sobre Rui Rebola

A economia atual está cada vez mais globalizada e as comunicações nunca estiveram tão rápidas nem tão necessárias. Como consultor de negócios na área das comunicações ajudo empreendedores e empresas a atingiram os seus objetivos pessoais e de negócios. Irei tomar como meus os seus desafios de negócio. O meu sucesso estará interligado com o seu sucesso.

Deixe um comentário





×

Bom dia!

Clique numas das opções do WhatsApp ou envie-nos um email para suporte@brasfone.pt

×