Empresa fechada e negócio sem vendas.
Que alternativas tenho?

São inúmeros os negócios que estão neste momento fechados por causa da pandemia. Mais do que tempo de “compasso de espera” esta é a altura de repensar uma estratégia para trazer o seu negócio para o mundo digital. 

Mas como? Seja com uma estratégia de vendas online, seja uma estratégia para criação de conteúdos, para que ganhe autoridade na Internet, há sempre algo que pode fazer e que deve começar já.                                                                                           

Imobiliário

Apesar do decréscimo das vendas do mercado dito “corrente”, a verdade é que quem tem dinheiro para investir está neste momento à procura da oportunidade certa. Não julgue o cliente pela carteira do próximo, e publicite sim as suas angariações. Além disso, outra coisa que pode e deve fazer no online para aumentar a sua autoridade enquanto agente imobiliário, é criação de conteúdo. Dê resposta às perguntas mais regulares dos clientes e destaque-se neste sector.  exemplo de conteúdo:

  • Que características tem um bom investimento imobiliário?
  • Qual o preço ideal o m2 atualmente?
  • Como prever o valor do condomínio de uma propriedade?    

Produtos de beleza 

Aumentaram exponencialmente a venda online.  Portanto se ainda não tem meio de vender pela internet, é altura de dar esse passo. Pode vender online através de uma loja, através da criação de um catálogo de produtos no Whatsapp, Facebook e Instagram, que pode depois promover com alguns euros.                                                     

Design, Arte, Fotografia

Ponha-se online sem medo. Exponha os seus trabalhos numa página web e mostre a sua criatividade. Acredito que a busca por serviços destas áreas já era bastante requerida online, no entanto a grande potencialidade neste momento é o facto de serem áreas que se aliam na criação de produtos para as restantes. Verifique os portais que já existem e que agregam pedidos de trabalho e que geram encomendas para aquilo que tem para oferecer. Além desses portais que o metem em contacto direto com um cliente, tem também bancos onde pode vender ilustrações ou fotografias como o Sutterstock por exemplo. Pense também em como pode ajudar outras pessoas que têm interesse na área, e criar tutoriais, cursos, vídeos passo a passo.                                                    

Hotelaria e Turismo

Esta é a área que mais sofre e que mais demorará a recuperar desta crise. Neste momento prevê-se a real normalização destes para por volta dos 2 anos, porque está a existir uma diminuição do poder económico familiar, e este não é um sector de necessidade primária, aliado ao medo que será instigado nas pessoas até à chegada de uma vacina que possa diminuir a incidência do vírus. Esta é a hora de apostar na criação de conteúdo, de melhoramento de imagem, de reforço de marca, para que quando as pessoas voltem a viajar, se lembrem de vocês. Apostar na atenção ao cliente, falar com os melhores clientes, falar com parceiros, perceber se os podem ajudar em alguma coisa agora.                                                    

Restauração

A restauração, poderia ter sido incluída no tópico da “Hotelaria e turismo”, mas tem uma nuance, que faz alguma diferença dos restantes. Foi dada à restauração permissão para take away  mesmo sem licença inicial. Para os espaços centrais esta é realmente uma opção, virar-se para o take away, e deverá anunciar isso nas redes sociais para que os clientes tomem conhecimento. Para quem não consegue entregar a própria comida ao cliente, pode ainda fazer parceria com redes de distribuição já existentes hoje em dia no mercado.                                                     

Automóvel

Apesar da venda de carros ter decaído significativamente de um modo geral, é sabido que há marcas que duplicaram as suas vendas. No entanto ainda há o que fazer nesta altura. Pode apostar em serviços de manutenção do automóvel com carater personalizado: levantar o carro do cliente em casa e dar conta de tudo o que lhe seja necessário enquanto está a seu cuidado, voltando a entregar ao domicílio.                                                    

Farmácias e Parafarmácias 

As parafarmácias dispararam as vendas online também. Venda os seus produtos online, se ainda não tem uma loja é altura de apostar numa e começar a lucrar com ela. Destaque-se por escrever boas descrições dos produtos e dicas de utilização assim como faria presencialmente.                                                      

Tem outro tipo de negócio que não está aberto e gostaria de ter uma opinião? Qual? Deixe nos comentários.  Comente também outras dicas que possam ajudar outras pessoas.                                   

Em resumo, todos os negócios que já tinham criado engajamento online continuam neste momento a ter receitas, pelo que esse é o caminho para trabalhar agora. Repense no seu negócio e na forma em que ele poderá funcionar digitalmente, e prepará-lo para que, mesmo após repor toda a sua atividade normal, ele continue a render online. Diversifique a sua oferta para que não tenha que depender apenas de uma única forma de trabalhar.   

Quais as melhores ferramentas para trabalho remoto e transformação digital? Veja aqui.

Deixe um comentário





×

Bom dia!

Clique numas das opções do WhatsApp ou envie-nos um email para suporte@brasfone.pt

×