Solução de Cibersegurança vs Antivírus

O Vodafone Safe Net Access é uma Solução de cibersegurança da Vodafone.  Este assunto da cibersegurança tem vindo cada vez mais à tona pela situação frágil que encontrámos as nossas redes, perante uma pandemia que obrigou a mudar a forma de trabalho.  

Sem preparação prévia, vimo-nos expostos a roubos de informação e captação de dados sensíveis, em grandes empresas nacionais que fizeram manchete em vários jornais.  

Uma solução de cibersegurança, como a Vodafone Safe Net Access, tende a proteger a nossa empresa exatamente disso: permite disponibilizar acesso à Internet, de forma segura nas instalações principais, com a possibilidade de ter redes wireless segmentadas, mas igualmente seguras. E assim é possível também aceder a uma rede protegida derivada da primeira (VPN), mas a partir de qualquer sítio, e conseguindo ter acesso ás informações como se estivéssemos no escritório, entrando na rede de uma forma privada e segura – fechada a intrusos. 

“Mas os computadores da minha empresa já têm antivírus instalado, que protege contra vírus e ameaças da internet!” 

Um antivírus é um software que protege os equipamentos de diversas ameaças cibernéticas, mas muito incompleto em relação a uma solução profissional desenhada para cibersegurança. 

Comparativamente ao antivírus, na solução de cibersegurança existe: 

·         Segurança das redes da empresa e não só dos PC’s. 

·         Consistência das configurações para toda a rede (não depende do endpoint) 

·         Impossibilidade de o colaborador desabilitar as políticas de segurança, definidas pela empresa. 

Além disso tem uma vertente de gestão de recursos que os antivírus não têm: 

·         Gestão de tráfego aplicacional, para visualização das aplicações mais usadas na rede e perceção das aplicações que estão a consumir mais recursos de Internet. 

·         Gestão da largura de banda, para determinar e alocar largura estável a processos mais críticos bem como gerir a largura que as aplicações não empresarias podem utilizar. Garantindo também que os acessos à Internet feitos nas instalações são tendencialmente a aplicações de e para o negócio. 

·         Gestão de Redes guest, segmentadas da rede corporativa, para que não drenem a principal. 

·         Disponibilização de acessos remotos seguros à infraestrutura da empresa, para fins de teletrabalho por exemplo, disponibilizando essa opção e vantagem a empregados por um lado, com possibilidade de monitorizar os utilizadores e as suas ligações por outro. 

·         Dashboard de visualização destes dados de forma organizada. 

o    Gestão de ativos ligados 

o    Verificação da largura de banda consumida em tempo real 

Esta é uma solução que tem a vantagem de ser fornecida pelo operador de telecomunicações, que sendo gerida em conjunto com a solução de internet poupa entendimento com uma empresa de informática. É uma Solução que funciona inteiramente nas instalações do cliente, mas que é atualizada remotamente através da Cloud, o que poupa tempo e custos em recursos e processos do IT.  

Assim, O conhecimento sobre estas soluções e da forma como funcionam contribui para um aumento de consciência do nível de exposição de todas as empresas e da possibilidade de serem alvo de ataques, mais cedo ou mais tarde. 

O impacto de um ataque informático poderá mesmo causar a paragem da atividade da empresa pela apreensão de Informação confidencial, que poderá ficar comprometida. O Vodafone Safe Net Acess é a proposta da Vodafone para ajudar a combater essas ameaças de forma pronta e efetiva. 

Para mais informações sobre a solução ou para saber de que forma se pode adaptar à sua empresa entre em contato através preenchimento do formulário.

Leia outros artigos no blog sobre cibersegurança.

Deixe um comentário





×

Bom dia!

Clique numas das opções do WhatsApp ou envie-nos um email para suporte@brasfone.pt

×